Versões

quinta-feira, 23 de julho de 2015 0 comentários

     Desde seu lançamento, o Android evoluiu muito. Todos os anos, a Google libera uma nova versão do seu sistema operacional, com diversas novidades e melhorias. Ficou interessado? Então continue lendo e aprenda sobre todas as versões pelo qual o robozinho verde já passou!



Duas versões ocultas nos laboratórios da Google / ©DROIDnow

     Tudo começou na versão 1.0, que foi uma versão destinada aos desenvolvedores internos da empresa. Não chegou a ser liberada ao público e, devido à isso, pouco se sabe sobre ela. Mais tarde, surgiu a versão 1.1 BattenBerg, também oculta do consumidor final.



Android™ lançado oficialmente! / ©DROIDnow

     Lançado em 30 de Abril de 2009, foi a primeira versão deste sistema operacional lançado oficialmente para o mundo! Ele trouxe uma melhoria no Software da Câmera e uma maior velocidade de localização do GPS. Além disso, trouxe o teclado virtual, que até então não estava disponível no Android.



©DROIDnow

     Em 26 de Outubro de 2009, a nova versão trouxe a caixa de pesquisa Google, além da função de pesquisa por voz. Também adicionou o indicador de bateria que até então estava ausente. Além disso, foi adicionada a função text-to-speech, que converte texto em voz.



26 de Outubro de 2009 / ©DROIDnow

     Trouxe implementações bem básicas, mas necessárias, como contas múltiplas para email e a sincronização de contatos, que permitia que dois Smartphones com a mesma conta cadastrada possuíssem os mesmos contatos. Também passou a fornecer suporte para HTML5 e implementou novas funções no calendário.



20 de Maio de 2010 / ©DROIDnow

     FroYo é a abreviação para Frozen Yogurt. Com esta nova versão, o usuário podia "rotear" os Dados Móveis do celular através da função hotspot WiFi. Também foi criado um "Widget Guia", que ajudava ao dono do celular conhecer melhor as funções deste.



O Pão de Gengibre foi lançado em 6 de Dezembro de 2010 / ©DROIDnow

     O GingerBread, embora seja "um pouco" antiquado, ainda pode ser encontrado em celulares mais antigos. Ele introduziu um novo teclado que permitia uma digitação mais rápida. Na verdade, toda a interface foi reformulada para aumentar a velocidade e desempenho do Smartphone. Na versão 2.3 também foram introduzidas as funções Copiar e Colar, que são muito úteis no nosso dia-a-dia. Para finalizar, as chamadas pela internet passaram a ser suportadas. 

Curiosidade: Na época, o Skype e outros serviços do Gênero ainda não estavam disponíveis para Android. Foi então que a Google criou o "Google Talk", que estava também integrado ao Orkut e ao Gmail, dentre outros serviços da empresa. Através dele, as pessoas poderiam bater papo em um chat, ou até mesmo fazer chamadas de voz, no caso do app para celulares. Hoje em dia, o Google Talk foi substituído pelo Hangouts, que dispões de diversas novas opções e melhorias.



23 de Fevereiro de 2011, na era dos Tablets... / ©DROIDnow

     A HoneyComb foi uma versão criada especialmente para Tablets. O primeiro dispositivo a utilizar deste sistema foi o Motorola Xoom. Ele possuía um melhor gerenciamento das notificações e da multi tarefa, Também trouxe uma maior personalização da Homescreen e dos Widgets. Além disso, a internet do Dispositivo poderia ser compartilhada através do Bluetooth.



19 de Outubro de 2011 / ©DROIDnow

     Com a versão 4.0, surgiu a fonte Roboto, adotada como padrão do sistema. Com este OS, diversas novas funções surgiram, como o Desbloqueio por Sorriso e os gestos Swipe, usados para fechar notificações, páginas da Web, aplicativos recentes, etc. Também trouxe o suporte para WiFi Direct, Bluetooth HDP e Android Beam.



27 de Junho de 2012 / ©DROIDnow

     A Versão Jelly Bean é constituída de três versões: 4.1, 4.2 e 4.3. Dentre as novidades, a mais importante foi o Google Now, assistente pessoal com diversas funções interessantes. Além disso, o Google Now poderia ser ativado através da frase "Ok, Google", iniciando assim uma pesquisa na web, ou então executando um comando. 



31 de Outubro de 2013 / ©DROIDnow

     Todos apostavam que a versão 4.4 se chamaria Key Lime Pie. Porém, a Google surpreendeu a todos ao fechar uma parceria com a Nestlé, lançando assim o Android KitKat. Ele trazia um suporte nativo para Impressão sem Fio e uma otimização da memória para tornar as Multi Tarefas mais velozes. Nesta versão também foi adicionado o suporte à Barra de Notificações transparente, que deixou o Sistema Operacional muito mais bonito.



25 de Junho de 2014 / ©DROIDnow

     O Android Lollipop (5.0 e 5.1) trouxe suporte para Processadores 64 Bits e substituiu a Máquina Vitual Dalvik pela ART, o que deixou o Sistema Operacional muito mais rápido. Ele também trouxe notificações à Tela de Bloqueio e implementou o recurso de Múltiplos Usuários para Smartphones. Mas, com certeza, a mudança mais marcante foi o Material Design, que consiste de uma nova diretriz de design muito mais bonita e moderna, que substituiu o Tema Holo (Holográfico), que havia sido introduzido no Android HoneyComb.



-----



     E então, já conhecia todas as versões deste OS? Qual a versão que você usa no seu Smartpone?



0 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 DROIDnow | TNB